quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O preço do futebol


Tenho lido e escutado sobre a baixa média de público nos estádios da dupla grenal. Média que é mais baixa no Gigante que no Olímpico, o que não serve para sinalizar grande diferença entre as torcidas.

A diferença nas médias de Inter e Grêmio pode ser explicada pelo fato de o estádio Olímpico ter sediado jogos contra grandes adversários (Flamengo, Corinthians e Internacional) em domingos de tempo bom. Enquanto o Gigante recebeu vários jogos em dias, horários e condições climáticas realmente adversas para o torcedor. Sei bem do que estou falando, vou a todos os jogos do Internacional em Porto Alegre.

Cito apenas dois exemplos para ilustrar: Inter X Barueri (o relógio em frente ao estádio marcava 7ºC, antes do jogo); Inter X Sport, jogo marcado para uma segunda-feira às 21h, por causa da excursão colorada ao Japão (sua data original era em um domingo, também às 21h).

Mas minha intenção é apontar o fator preponderante para que as torcidas de nosso estado, que sempre foram muito presentes e participativas, estejam indo menos aos estádios: o preço cobrado pelos ingressos.

Hoje o ingresso mais barato no Beira-Rio custa quarenta reais. Quatro anos atrás o ingresso mais barato custava cinco reais, era atrás do gol e deu impulso a torcida Guarda Popular.

É muito difícil entender e aceitar os valores cobrados para que o torcedor possa assistir a uma partida de futebol. O esporte mais popular do mundo e que já foi um dos únicos meios de lazer e cultura do sofrido povo brasileiro, dá sinais fortes e claros de está sendo elitizado.

Imagine alguém que levaria a família ao estádio num domingo qualquer. Ingressos (40 reais cada), estacionamento, lanche, etc. Quantas frações do salário desse indivíduo serão gastas em um programa de duas horas com a família?

Ser sócio também sai mais caro do que deveria. A grande maioria de sócios de Inter e grêmio pagam a mensalidade mais a metade de cada ingresso. Sou sócio colorado e pago a metade do valor do ingresso. Gasto em média 100 reais mensais para torcer pelo meu time do coração (só contabilizei a mensalidade e os valores pagos nos ingressos).


Para alguns isso pode parecer pouco, mas tenho certeza que a grande maioria da torcida sofre com os preços e acaba tendo que acompanhar seu time de longe.

Um comentário:

  1. Ótimo post para abrir o blog!

    Com relação ao Estádio Olímpico, pela infraestrutura atual das arquibancadas, estamos mais é financiando os jogadores do que o conforto inexistente.

    Abraço!

    ResponderExcluir